A Quarta Vigilia
Enviado e Escrito por Cláudio França, equipe Deseret Connect Speeches.
Há ocasiões em nossas vidas em que oramos mas parece que a resposta está demorando. Nessas horas podemos perguntar a nós mesmos sobre o por que disso?
Na verdade, o silêncio é um forte voto de confiança. É a maneira de O Pai Celestial dizer: “Sei que você pode tomar essa decisão por conta própria, você realmente pode, e você vai se tornar mais semelhante a mim no processo”.
Também um pedido de orientação ao Pai celestial , mas sem receber resposta, é como estar em uma sala onde não há uma centelha de luz. Sabemos que há um interruptor de luz, que leva a revelação pessoal, mas onde exatamente é; é um mistério. É tentador a permanecer enraizado em segurança onde estar, mas escolher a segurança significa nunca encontrar a luz da Revelação Pessoal (...)
Quando os discípulos enfrentaram um forte vento ao atravessarem o mar da Galiléia em um barco. O relato na escritura nos ajuda a conhecer melhor a maneira de agir do Senhor conosco:
“E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante”.
(Marcos 6:48).
Se compreendermos como o tempo era dividido na época do Novo Testamento, esta passagem será mais significativa. A noite era dividida em quatro vigílias: A primeira começava às seis da tarde até nove horas da noite. A segunda vigília ia de nove até meia noite. A terceira durava de meia noite até três da manhã. Por último, a quarta vigília era das três até às seis horas da manhã. Os discípulos entraram no barco no final da tarde ou no início da noite. Jesus apareceu para socorrê-los somente na quarta vigília entre três e seis da manhã. Os discípulos tiveram que enfrentar o vento implacável por horas até receber o auxílio do Mestre. O Salvador sabia das necessidades deles e certamente havia um propósito para aquele tempo de espera.
Muitas vezes oramos e aguardamos por uma resposta, um auxílio sem nos dar conta de que o Senhor é um Deus da quarta vigília. Ele sabe que precisamos remar e enfrentar o vento contrário por um tempo pois isso será para o nosso próprio bem (D&C 122:7).
Não seremos fortalecidos no espírito, nem nossa fé será desenvolvida se o Senhor sempre nos socorresse na primeira vigília.
Contudo devemos nos lembrar, que há uma ocasiões em que o Senhor sempre será um Deus da primeira vigília: quando clamamos por perdão. É claro que o arrependimento é um processo e certamente levará um tempo para obtermos o pleno perdão. Porém sempre que procurarmos o Senhor com o fito de arrepender de nossos pecados, Ele na mesma hora começará a nos ajudar a sobrepujar o mal e a mudar nossa natureza. Foi esta realidade que Amuleque procurou ensinar:
“Sim, eu quisera que já não endurecêsseis vosso coração, pois eis que agora é o tempo e o adia de vossa salvação; e, portanto, se vos arrependerdes e não endurecerdes o coração, imediatamente terá efeito para vós o grande plano de redenção" (Alma 34:31).
Portanto através das escrituras podemos conhecer melhor o Deus que adoramos. Ao fazer isso,conheceremos melhor a maneira como Ele age conosco. Ele sabe como e quando nos ajudar, seja na primeira ou na quarta vigília.
Acredito na maravilha do Seu nascimento e Seus milagres; sinto Seu amor ao estudar Suas palavras; sofro com Maria em Seu sepulcro e me regozijo em Seu triunfo final sobre a morte e o pecado. Declaro com Pedro que “[Ele é] o Cristo, o Filho do Deus vivo” e como Joseph Smith “que Ele vive!” Em nome dele Jesus Cristo Amém.
Olá sou o Cláudio França, sou escritor, Fotógrafo, Esposo de uma Mulher Maravilhosa, Membro da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias, Estudioso do evangelho, Pesquisador da doutrina de Cristo e Missionário de serviços Familiares da Igreja.
Servi missão de Tempo integral de ensino em "Vitória" no - ES. Sou fundador juntamente de minha esposa Andreza França do Deseret Connect.
Ganhando ou Perdendo Luz? Correlação das escrituras e o Dom do Espírito santo
Você já ouviu falar do PRD e como O programa pode te ajudar ?
Como defender a verdade nos tempos atuais e não julgar o seu Próximo?
O Recato - O compromisso com o senhor!
Parabéns pelo texto
ResponderExcluir