Ganhando ou Perdendo luz? Correlação das escrituras e o dom do Espírito Santo.
Enviado e escrito por Andreza França - Equipe Deseret Connect Speeches.
Creio eu que algumas das perguntas que as pessoas mais fazem, incluído meus alunos do seminário é:
Como posso saber se o que escuto é coisa da minha cabeça ou espírito?
Porque tenho que estudar as escrituras?
Farei o possível para responder essas perguntas, primeiro vamos entender a importância das escrituras, como o espírito santo trabalha e em seguida a correlação entre os dois Princípios.
Em Mosias capítulo 1:2-7 estudamos o seguinte:
Moisés 1:2 E aconteceu que ele tinha três filhos; e
dera-lhes os nomes de Mosias e Helorum e Helamã. E fez com que fossem instruídos em todo o idioma de
seus pais, para que assim se tornassem
homens de entendimento; e para que soubessem das profecias que haviam sido
feitas pela boca de seus pais e que lhes foram
entregues pela mão do Senhor.
3 E ele também os ensinou sobre os registros que estavam gravados nas placas de latão, dizendo: Meus
filhos, quisera que vos lembrásseis de que, se não fosse por estas placas que contêm estes registros e estes
mandamentos, teríamos permanecido em ignorância até o presente, não conhecendo
os mistérios de Deus.
4 Porque não teria sido possível a nosso pai, Leí, lembrar-se de todas estas coisas para
ensiná-las a seus filhos, se não fosse pelo auxílio destas placas; pois
tendo ele sido instruído no idioma dos egípcios podia, portanto, ler estas gravações e ensiná-las a
seus filhos, para que assim eles pudessem ensiná-las a seus filhos, cumprindo
desta forma os mandamentos de Deus até o presente.
5 Digo-vos, meus
filhos, que se não fosse por estas
coisas que foram guardadas e preservadas pela mão de Deus para que pudéssemos
ler e compreender os seus mistérios e ter seus mandamentos sempre diante dos
olhos, até mesmo nossos pais teriam degenerado, caindo na incredulidade; e
teríamos sido como nossos irmãos, os lamanitas, que nada sabem a respeito
destas coisas ou nem sequer nelas creem quando lhes são ensinadas, por causa
das tradições de seus pais, que não são corretas.
6 Ó meus filhos,
quisera que vos lembrásseis de que estas palavras são verdadeiras e também de
que estes registros são verdadeiros. E eis que também as placas de Néfi,
que contêm os registros e as palavras de nossos pais desde o tempo em que
deixaram Jerusalém até agora, são verdadeiras; e podemos saber da veracidade
delas porque as temos diante dos olhos.
7 E agora, meus filhos, quisera que vos lembrásseis de examiná-las diligentemente, para que delas vos beneficieis; e quisera que guardásseis os mandamentos de Deus para que prospereis na terra, segundo as promessas que o Senhor fez a nossos pais.
Neste versículo tem bastante informações não é?! Eles foram instruídos para se tornarem homens de entendimento. Essa parte deixa claro a importância do estudo tanto secular. No versículo 3 , a importância do estudo espiritual e também relata que se não tiver estudo das escrituras seremos ignorantes em relação às coisas que vem de Deus. No versículo 4 é importante “lembrar” todas as escrituras a nós e a nossos filhos.
No versículo 5 fala que se eles não tivessem os registros eles teriam caído em incredulidade. Pensem nos dias atuais, como está seu estudo das escrituras? Se você tem estudado, o que tem aprendido e aplicado em sua vida? Se não estuda, não sente que está perdendo o conhecimento que já adquiriu antes, quando estudava as escrituras?
Nos versículos finais novamente aparece “lembrar”, qual sua importância? Uma pessoa que tem demência vai esquecer de tudo aos poucos até não lembrar mais nada, deve ser tão triste perder suas memórias e esquecer as pessoas que ama tanto.. Da mesma forma, se não lembramos de estudar as escrituras, com o tempo esqueceremos do conhecimento já adquirido e acabamos até esquecendo do Senhor assim como os lamanitas nessa parte da história.
O bom é que o Senhor está sempre de braços abertos esperando a gente voltar quando nos arrependemos. Mas não deixe o dia do arrependimento para amanhã, amanhã pode ser tarde. Escolha hoje estudar as escrituras e deixe esse desejo operar em você,escolha ter fé.
O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: No final, o propósito central de toda escritura é encher nossa alma de fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho Jesus Cristo — fé que Eles existem; fé no plano do Pai para nossa imortalidade e vida eterna; fé na Expiação e Ressurreição de Jesus Cristo que vivifica esse plano de felicidade; fé para fazer do evangelho de Jesus Cristo nosso meio de vida e fé para conhecer “o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem [Ele enviou]” (João 17:3). (D. Todd Christofferson, “A bênção das escrituras”, A Liahona, maio de 2010, p. 34)
Presidente Russell M. Nelson ensinou: Em sua jornada da vida, vocês encontrarão muitos obstáculos e cometerão alguns erros. A orientação das escrituras irá ajudá-los a reconhecer o erro e fazer as correções necessárias. Vocês pararam de seguir na direção errada. Estudam cuidadosamente o mapa das escrituras e depois, efetuam o arrependimento e a restituição necessários para voltar ao “caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna”.
O que sabemos sobre o Espírito Santo?
O Profeta Joseph Smith ensinou: “O Espírito Santo é um revelador” e “ninguém pode receber o Espírito Santo sem receber revelações” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 139).
Quando somos batizados por um portador do sacerdócio recebemos o dom do espírito Santo por imposição de mãos, nesse momento recebemos o direito a companhia completa do espírito, será nosso companheiro durante nossa vida, enquanto estivemos buscando viver os convênios. Ninguém pode receber revelação sem o espírito santo, o espírito faz essa ligação de nós com Deus.Antes de sermos batizados recebemos a influência do espírito, não a companhia, vez por vez, podemos receber sua influência, apenas quando somos batizados recebemos o Dom de espírito santo.
Pensamentos e sentimentos, é através deles que o espírito se comunica com você.
Você recebeu pensamentos diferentes do normal, geralmente vem quando você faz uma pergunta na sua mente e fica ponderando sobre aquilo. Pode também acontecer de vir pensamento que não tem nada a ver com que se está pensando. Logo seus sentimentos viram a tona, sentiram algo bom se for uma revelação para algo bom, tipo uma resposta a suas dúvidas. Poderá vir sentimentos de desconforto, quando algo não está certo, algo bom não vai acontecer, tipo um aviso de pedido.
Outra coisa que pode vir à sua mente é a confusão de pensamentos, geralmente isso quer dizer que algo não está certo, a resposta para você do Senhor é não. As formas com que o espírito se comunica conosco são muitas, precisamos aprender a diferenciar dos nossos pensamentos normais. Veja a imagem a seguir:
Élder David A. Bednar ensinou: “Espírito sussurrar a nós, suave e delicadamente, é fácil compreender porque devemos evitar mídia imprópria, pornografia e substâncias e comportamentos destrutivos ou viciantes. Essas armas do adversário podem impedir e, por fim, destruir nossa capacidade de reconhecer e responder às mensagens sutis de Deus dadas pelo poder de Seu Espírito.”
“Prometo-lhes que “[andarão] na luz do Senhor” (Isaías 2:5; 2 Néfi 12:5). Às vezes o espírito de revelação operará imediata e intensamente; outras vezes o fará sutil e gradualmente e com frequência, com tal delicadeza que talvez não o notem nem reconheçam conscientemente. Mas seja qual for o padrão pelo qual essa bênção seja recebida, a luz que ela traz iluminará e ampliará a sua alma, iluminará seu entendimento (ver Alma 5:7; 32:28)”.
Oliver que, sempre que ele orava pedindo orientação, recebia instrução do Espírito do Senhor. “Se assim não fora”, declarou o Senhor, “não terias chegado ao lugar onde agora estás. Eis que tu sabes que me inquiristes e que te iluminei a mente; e agora te digo estas coisas para que saibas que foste iluminado pelo Espírito da verdade” (D&C 6:14–15).
Mas como o estudo das escrituras se correlaciona com o Espírito Santo?
Imagine que está viajando e levou apenas um mapa com você, quando chegou a certo local não sabia como seguir o mapa, logo um guia ajudou você a entender o mapa e seguir adiante. O mapa são as escrituras e o guia o espírito santo, não tem como saber como voltar a presença de Deus sem a orientação do espírito santo na sua jornada mortal. O Senhor sabia que não conseguiríamos voltar sozinhos, por isso proporcionou um mundo de meios para nos ajudar. Lembrem-se quem criou o mapa para nós.
“Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais” Busca o Senhor é necessário e suas escrituras estão repletas de ensinamentos para nossa Salvação.
Veja a imagem a seguir:
Quando usamos o árbitro para escolher estudar as escrituras, o espírito santo nos ensina e recebemos mais luz e verdade, nossa mente ilumina-se, assim podemos compreender o que é Deus e o que não é. Não há outra forma de receber conhecimento sem estudar suas palavras, o espírito apenas dará mais ao buscamos dia após dia. “Um pouco aqui e pouco ali .” Quando você deixa de estudar as escrituras, começa a perder o que já conseguiu, precisa nutrir.
No evangelho de Jesus está tudo interligado, você só precisa entender o mecanismo e colocar em prática na sua vida. O caminho está preparado, apenas precisamos segui-lo. Agarrem-se ao mapa que o Senhor deixou e o caminho vai se iluminar.
Referências De estudo adicionais:
O Espírito de Revelação Élder David A. Bednar Do Quórum dos Doze Apóstolos Abril de 2011.
Livro de mórmon, Mosias capítulo 1
Doutrina e convênios 119:105
Viver sob a Orientação das Escrituras Presidente Russell M. Nelson Outubro de 2000.
Olá sou Andreza França, Sou Esposa de um Homem Maravilhoso, Sou Membro da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias e Missionária de serviços Familiares da Igreja, Estudiosa do evangelho e Professora do Seminário.
Servi missão de Tempo integral de ensino em "Teresina" no - PI. Sou fundadora juntamente com meu esposo Cláudio França do Deseret Connect.
Construindo seu Barco e superando Tempestades Espirituais em sua vida
Como Defender a verdade nos tempos Atuais e não Julgar o seu Próximo?
Qual Cura você precisa Hoje ? Cura Física
Qual tipo de Cura você Precisa Hoje? Cura Emocional
Qual Cura Você Precisa Hoje? Cura Espiritual
Comentários
Postar um comentário