Nunca Recuse um Chamado - Uma gloriosa oportunidade de crescimento!

Escrito e enviado por Andreza França e Cláudio França - Deseret Connect Speeches. 





 

Ao longo da história, muitos profetas e líderes da igreja ensinaram através do exemplo como devemos ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.

Como discípulos, precisamos aceitar e fazer o nosso melhor em nossos chamados na igreja. 

Qual é a importância disso?

 "Uma gloriosa oportunidade de crescimento espiritual em nossa vida e das pessoas ao nosso redor."

 "(Andreza França)".

"Mas no Reino de Deus, os que recusam os chamados e os que dele desertam, e por completo o abandonam, descobrirão mais cedo ou mais tarde a tragédia que atraíram para si e seus descendentes. Serão consequências que afetarão não apenas o tempo , mas toda a eternidade." 

"(Cláudio França)".

As perguntas que geralmente fazemos são:

Devo aceitar um chamado? 

Quando as coisas estão difíceis na minha vida, devo pedir desobrigação? 

Que ajuda terei para cumprir meu chamado?

 Vamos ver alguns exemplos nas escrituras.

 1 Néfi 17

7 E aconteceu que depois de estar eu, Néfi, pelo espaço de muitos dias na terra de Abundância, ouvi a voz do Senhor, dizendo: Levanta-te e vai à montanha. E aconteceu que me levantei e subi à montanha e clamei ao Senhor.

8 E aconteceu que o Senhor me falou, dizendo: Tu construirás um navio da maneira que eu te mostrarei, a fim de que eu leve o teu povo através destas águas.

 9 E eu disse: Senhor, aonde irei a fim de encontrar minério para fundir e fazer ferramentas, com o fito de construir o navio do modo que tu me mostraste? 

Nesses versículos podemos ver um princípio de ação, Néfi agiu com fé ao escutar a voz do Senhor e clamou e foi chamado ao trabalho. Néfi não questionou o seu chamado, ele apenas aceitou e perguntou o que deveria para cumprir seu chamado. Ao decorrer de nossa vida, precisamos parar de questionar o Senhor e simplesmente aceitar a vontade dele para nós. Sempre um chamado será uma benção em nossa vida e não uma maldição.

Quando recebemos um chamado não devemos pedir um tempo para pensar e sim aceitar imediatamente, fazendo como Néfi fez. O chamado vem de Deus para nosso benefício e de nosso próximo.

 1 Néfi 17

3 E assim vemos que os mandamentos de Deus devem ser cumpridos. E se os filhos dos homens guardam os mandamentos de Deus, ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou; portanto, ele nos deu os meios de sobrevivermos enquanto permanecíamos no deserto.

Êxodo 4

10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua.

 11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?

 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar.

Em nossa vida, vai existir momentos difíceis e geralmente esses momentos vem quando estamos servindo a Deus em algum chamado. Néfi ensinou que quando guardamos os mandamentos de Deus somos alimentados e fortalecidos. Eu e meu esposo nunca recusamos um chamado e sempre que aceitamos prontamente e até podemos estar em um momento difícil da nossa vida, mas nunca faltou alimento na nossa mesa e sentimos uma força que nos  faz seguir em frente, mesmo em meio a morte de anti-queridos que aconteceram enquanto servimos em chamados e não podíamos estar Presentes nestes velórios e sepultamentos.

Mateus 8

21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiro vá sepultar meu pai. 

22 Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos.

Em meio ao desafios da mortalidade devemos continuar a servir, e continuaremos mesmo em meio aos incidentes trágicos da vida mortal, assim como no relato abaixo do nosso amado apóstolo(...)

Relato do Apóstolo Jeffrey Holland em seu discurso - O movimento de uma chama oculta Presidente Jeffrey R. Holland Abril de 2024.

"De todas essas experiências recentes, a mais pessoal e dolorosa foi o falecimento de minha amada esposa...

Fui o mais privilegiado dos homens por ter passado 60 anos de minha vida com ela. Nosso selamento significa que, se eu for digno, poderei passar a eternidade com ela. Outra experiência se iniciou 48 horas após o enterro de minha esposa. Foi quando fui levado ao hospital às pressas devido a uma grave crise de saúde.

 Fiquei internado por seis semanas e passei as primeiras quatro delas entrando e saindo da terapia intensiva, perdendo e recuperando a consciência algumas vezes. 

Praticamente toda a experiência que tive dentro do hospital durante esse primeiro período se apagou de minha memória. O que não se apagou foi a lembrança de uma jornada que percorri fora do hospital, até onde parecia ser o limite da eternidade. 

Não posso falar abertamente sobre essa experiência aqui, mas posso dizer que parte do que recebi foi uma admoestação para retornar ao meu ministério com mais urgência, mais consagração, mais enfoque no Salvador e mais fé em Sua palavra."

A dignidade é necessária para receber ajuda de Deus para cumprir o que o Senhor ordenou que você fizesse. Ele prepara o caminho,e às vezes você precisará andar na escuridão para encontrar a luz. E a luz pode estar logo à frente. Dê o primeiro passo e o resto do caminho vai se iluminar. O Pai Celestial coloca o chão.

Pode ser que durante o período que você esteja em um chamado e você adoeça e fique muito mal. Pode ser que alguém que você ame morra e você tenha problemas emocionais por causa disso e queira desistir do seu chamado e diga a Deus:

"Senhor, estou cansado, dolorido, não consigo dormir direito, faço minhas visitas, mas não vejo resultado. Pessoas me julgam, mas sei que não sou perfeito e erro ao falar certas palavras. Talvez eu deva pedi desobrigação do chamado...”

Moisés era alguém que tinha muitas dificuldades, mas o Senhor, que foi Ele que fez sua boca, da mesma maneira, não foi ele que fez o seu corpo?

Então, Ele pode ajudá-lo a superar qualquer coisa que esteja passando, seja problemas físicos, psicológicos, emocionais e financeiros. 

O Deus de Israel é um Deus de milagres, ontem, hoje e para sempre. Se Deus deixou de fazer milagres foi por falta da fé dos homens. Acreditai em Deus, acreditei que Ele tem o poder de fazer qualquer coisa, até mover montanhas ao seu favor.

 Não desista do seu chamado, não recuse seu chamado, mas aceite seu chamado e busque a ajuda dos céus e “seja forte e corajoso.”


1 Néfi 4

6 E fui conduzido pelo Espírito, não sabendo de antemão o que deveria fazer.

James E. Faust ensinou:” Ninguém é perfeito. Ainda assim, eles são os servos do Senhor, chamados por Ele, por meio de pessoas que tinham direito à inspiração. Os que foram chamados, apoiados e designados têm o direito de receber nosso apoio.”

Quando somos chamados ao trabalho temos direito a receber o apoio dos céus através do Espírito Santo, nosso companheiro constante. Seja digno, e se buscar revelação e inspiração elas viram no momento preciso, assim como aconteceu com Néfi.

Os céus não estão fechados para nós, nossos medos e falta de fé podem nos atrapalhar como aconteceu com Lamã e Lemuel. Logo após Néfi e seus irmãos serem expulsos e quase mortos pelos servos de Labão, seus irmãos começaram novamente a murmurar, dizendo: 

Como é possível que o Senhor entregue Labão em nossas mãos? Eis que ele é um homem poderoso e pode comandar cinquenta, sim, ele pode mesmo matar cinquenta; por que não a nós?

Em um ato de fé, Néfi respondeu: 

1 Nefi 4

1 “E aconteceu que falei a meus irmãos, dizendo: Subamos novamente a Jerusalém e sejamos fiéis aos mandamentos do Senhor; pois eis que ele é mais poderoso que toda a terra. Então, por que não há de ser mais poderoso que Labão e seus cinquenta, sim, ou mesmo suas dezenas de milhares?  

2 Subamos, portanto; sejamos fortes como Moisés; porque ele por certo falou às águas do Mar Vermelho e elas dividiram-se para um e outro lado; e nossos pais saíram do cativeiro passando sobre terra seca; e foram seguidos pelos exércitos de Faraó, que se afogaram nas águas do Mar Vermelho.  

3 Agora, eis que sabeis que isso é verdade; e sabeis também que um anjo vos falou; como, pois, podeis duvidar? Subamos; o Senhor tem poder para livrar-nos, como livrou nossos pais; e para destruir Labão, como destruiu os egípcios.”

 O Senhor tem poder de fazer qualquer coisa, até mesmo nos livrar de nossos inimigos, preparando o caminho para cumprirmos nosso chamado.

Ainda sim você pode pensar de forma diferente desses ensinamentos. O Elder James E. Faust tem um conselho para essas pessoas:” Concluí que a orientação espiritual depende, em grande parte, de se estar em harmonia com o Presidente da Igreja, com a Primeira Presidência e com o Quórum dos Doze — todos os quais são apoiados, como foram hoje, como profetas, videntes e reveladores. Não sei como podemos achar que estamos em plena harmonia com o Espírito do Senhor se não estivermos em harmonia com o Presidente da Igreja e com os outros profetas, videntes e reveladores.”

Não podemos achar que estamos em sintonia com o espírito do Senhor enquanto estamos contra os ensinamentos dos profetas do Senhor. O profeta Joseph Smith ensinou:” O primeiro princípio de apostasia começa com achar faltas e erros nos seus líderes”.

Nossa opinião é importante quando está em harmonia com os ensinamentos do evangelho, fora isso não. Não podemos dar conselhos ao Senhor e sim receber Dele.

Uma última pergunta que fazemos - Onde está o vosso coração?

O Élder Holland ensinou: 

As escrituras narram a história de um jovem rico que correu até Jesus, ajoelhou-se aos Seus pés e, com nítida sinceridade, perguntou ao Mestre: 

“Que farei para herdar a vida eterna?” Após apontar uma extensa lista de mandamentos que esse rapaz havia guardado de maneira fiel, Jesus pediu a ele que vendesse seus pertences, desse o valor obtido aos pobres, tomasse sua cruz e O seguisse."

A ousadia dessa diretriz fez com que o jovem rico — a despeito de suas sandálias caras — ficasse sem chão e se retirasse triste; pois, como lemos nas escrituras, ele “possuía muitas propriedades”. 

Evidentemente, esse é um importante relato de advertência a respeito do uso das riquezas e das necessidades dos pobres. Porém, em última análise, é uma história sobre devoção total e sem reserva à responsabilidade divina. 

Tendo riquezas ou não, cada um de nós deve se achegar a Cristo com o mesmo comprometimento resoluto a Seu evangelho, algo que era esperado daquele rapaz. Usando o linguajar dos jovens de hoje, devemos afirmar que “estamos dentro…"

Quando nos é pedido que façamos coisas difíceis, mesmo coisas contrárias aos desejos de nosso coração, lembrem-se de que a lealdade que prometemos à causa de Cristo deve ser a suprema devoção de nossa vida.”

Quando aceitamos um chamado, seja qual for, precisamos aceitá-lo e acreditar nas promessas feitas nas escrituras, teremos o auxílio do Deus todo poderoso, foi Ele que nos chamou e vai preparar o caminho a nossa frente e vai nos consolar e curar nossas dores para que possamos cumprir nossos deveres. 

Confiem em Deus e em seu poder, tenham fé e bom ânimo, tudo ficará bem no final. 

Jesus Cristo não negou o seu chamado divino como Salvador do mundo, Ele expiou por nossos pecados e tomou a taça amarga e não recuou e um anjo veio consolá-lo naquele momento de grande dor.

Sigam o exemplo do Salvador Jesus Cristo, não recuem quando estiver difícil. Em nome de Jesus Cristo Amém.


Referências de Estudos adicionais:

• Josué 1:6-7

• “Chamados e escolhidos” , outubro de 2005; James E. Faust.

• 1 Néfi 3: 31 e 4: 1-3

• Ensinamentos do presidentes da igreja Joseph Smith Tomar Cuidado com os Amargos Frutos da Apostasia”. Capítulo 27.

• “O maior de todos os bens”, outubro de 2021 Elder Jeffrey R. Holland


Conheça nossas redes Sociais


Abaixo segue alguns fortes comentários e testemunhos de membros leais e fiéis ( alguns) que não recuaram e servem fielmente e aceitam seus chamados e que não estão de acordo com o  que muitas vezes é ensinado contrário a doutrina .

"3 razões para recusar uma Chamado na igreja" do blog "mais fé".

Testemunhos e comentários:

"A disposição para servir é o ingrediente chave. Recebi várias ligações ao longo das décadas da minha vida adulta, nas quais não tive treinamento, conhecimento ou experiência. Não havia razão para que alguém me considerasse para esses chamados, mas o Senhor me conhecia e sabia como eu me encaixava no plano. 

Ao aceitar esses chamados com muita apreensão, compreendi"  que o Senhor realmente qualifica quem ele chama. Talentos e habilidades que eu  sabia que faziam parte de mim vieram à tona e recebi muita alegria por servir nessas áreas. 

Minha disposição em aceitar chamados - mesmo em tempos de doenças graves e tratamentos de recuperação, sempre foi gratificante, e caminhos foram abertos para que eu pudesse cumprir minhas atribuições que não foram previstas por nenhum dos envolvidos. Confie no Pai Celestial, no Salvador e no processo. Talvez o chamado seja para ver se você está disposto e nada mais. Permita que sua fé o ajude a ver sua identidade e potencial."

"Kathy Hill" - Estados Unidos, fonte  comentários do artigo Ldsdaily


"Recusar uma ligação é coisa séria. Eu não era digno de receber um chamado e pedi ao Bispo que orasse mais uma vez sobre isso antes de aceitar. Ele atendeu e decidiu não estender a ligação.

O que se seguiu foi um dos períodos mais sombrios da minha vida. Era como se uma nuvem de escuridão pairasse sobre mim. Fiz um convênio com o Senhor de nunca mais “recusar suavemente” ou recusar um chamado. Fui imensamente abençoado pelo serviço para o qual o Senhor me chamou a participar, apesar de quaisquer reservas que eu pudesse ter a respeito. Seja aberto com seus líderes do sacerdócio, mas tenha cuidado ao recusar um chamado, mesmo quando achar que ele não é inspirado."

"Erick R. Soto" - Estados Unidos, fonte comentários artigo Ldsdaily


"Imagina essas frases sendo aplicadas quando o Salvador chamou o jovem rico para vender tudo, dar aos pobres e segui-lo. 

Seria como dizer ao jovem rico: esse chamado não parece completamente inspirado. Faz o seguinte: pondere um pouco sobre isso antes de tomar a decisão. 

Frases como “nem todo chamado é completamente inspirado” e “pondere alguns dias”, na minha opinião, nivela a régua por baixo, e sugere desconfiança na liderança e inspiração. 

Existem exceções, mas valeria mais a pena dedicar tempo para falar sobre fazer sacrifícios, tomar a sua cruz, deixar os mortos enterrar seus mortos e tudo o que o Salvador ensinou." 

"Taise Boaventura" - Brasil, fonte Facebook comentários no artigo publicado do Mais fé


"Neste domingo falávamos desse assunto no concelho. Há muita gente recusando servir na obra de Deus, mas têm filhos sendo servidos por outras irmãs na primária, nas moças etc. Como assim minha gente?

"A vinha já está pronta pra seiva irmãos" vamos arregaçar as mangas e trabalhar pois ele não está aqui para fazer a sua própria obra (embora para ele, nada é impossível)."

"Patrícia Monteiro" - Brasil, fonte Facebook comentários no artigo publicado do Mais fé


Conheça nossas redes Sociais



Casal França, servem com Amor e dedicação no evangelho. Sister França 14 anos no evangelho e Elder França 11 anos no evangelho. O casal ainda não tem filhos. 

Estudiosos do evangelho.

 Elder França serviu como: Presidente dos rapazes, secretário dos rapazes, LMA, Secretário Financeiro da Ala, Secretário da Ala,representante da Ala, Sumo conselho da estaca. Atualmente serviu como missionário de serviço sênior de serviços Familiares e Atua no momento como Secretário da Estaca e Missionário de Seminário.

Sister França, serviu como 2° conselheira da Primaria da ala, 2° conselheira das moças da ala, Presidente da Sociedade de Socorro da ala, 1° conselheira Sociedade de Socorro da Estaca e atualmente  serviu como Missionária de serviço Familiares e Atua no momento como Professora de  seminário da Estaca servindo na Ala Costa e Silva e Missionária do seminário.

Conheça nossas redes Sociais

Você já ouviu falar do PRD e como o Programa pode te ajudar?

Construindo Barcos e superando Tempestades Espirituais em sua vida

A gratidão Precede Sião

UM POR UM - O GRANDE MODELO DE SERVIÇO AO PRÓXIMO

LAM - Lembrar, Arrepender e Mudar

OMO

Como aprofundar seu conhecimento no evangelho





Comentários

  1. A citação do artigo "Especial" destaca a importância dos chamados e convites que recebemos no Reino de Deus e as consequências de recusá-los ou desertar deles. A reflexão sobre essa afirmação nos leva a considerar a seriedade e a profundidade das escolhas que fazemos em relação à nossa fé e compromisso com o evangelho.
    Ao recusar os chamados divinos e desertar das responsabilidades espirituais que nos são confiadas, arriscamos afetar não apenas nosso tempo presente, mas também as consequências que reverberarão na eternidade. A tragédia mencionada não se limita ao momento imediato, mas pode ter um impacto duradouro não apenas em nossa própria jornada espiritual, mas também naqueles que nos sucedem, incluindo nossos descendentes.
    Essa reflexão nos convida a ponderar sobre a importância de permanecer fiel aos chamados e convites que recebemos do Senhor, comprometendo-nos em seguir Seus mandamentos e em servir conforme Sua vontade. Cada decisão que tomamos em relação à nossa fé e obediência tem repercussões não apenas no presente, mas também na eternidade, influenciando não só a nossa própria vida espiritual, mas também a daqueles que estão ao nosso redor e das gerações futuras.
    Que possamos refletir sobre a seriedade de nossos compromissos com o Reino de Deus, reconhecendo a grandiosidade das oportunidades espirituais que nos são concedidas e buscando seguir fielmente o caminho traçado pelo Senhor, a fim de evitar as possíveis tragédias que advêm da rejeição dos Seus chamados e da deserção de Sua obra divina.

    ÉLDER S.DIAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas