Como aprofundar seu entendimento no evangelho?

 Escrito e enviado por - Andreza França, Deseret Connect. 



Usar referências cruzadas é uma habilidade de estudo das escrituras que pode ajudá-lo a aprofundar seu entendimento de uma passagem de escritura.

Teve algum momento na sua vida que você pensou em explorar o lugar onde você nasceu?

Conhecer lugares novos como restaurantes, pessoas novas, novas comidas e Paises novos? 

Se já fez isso, é bom não é? 

A sensação de conhecer coisas novas e levar em nossas memórias o que descobrimos é maravilhoso e  as escrituras não são para ser diferentes; quando buscamos explorar as escrituras aprendemos coisas novas. 

Já as conhecemos, mas que tal ir mais fundo para aprender e aplicar nas nossas vidas de uma forma mais profunda. Aprender a usar as referências cruzadas nas escrituras é uma das formas de aprendizado; e são muito mais eficazes. Ligam uma à outra, e de uma forma que elas se  parecem apenas uma; em ensinamento e propósito.

Segue o exemplo:


Não sei se alguém já jogou o jogo Lost Land(terras perdidas) , um jogo para celular. Onde Uma mulher é enviada para as Ilhas Perdidas e precisa descobrir formas de sair de lá para voltar para casa, no caminho, ela precisa juntar peças; achar locais; fugir e lutar com monstros e ajudar pessoas; além dela mesma.

A leitura das escrituras pode ser uma aventura como as das terras perdidas  para nós também, e ao buscarmos referências cruzadas podemos juntar uma a outra; descobrir como fugir e vencer o inimigo de toda retidão; ajudar as pessoas com novos conhecimentos e ajudar a nós mesmo no processo de conversão ao evangelho de Jesus Cristo.

Em Mosias 3:19 vemos que:

Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai.

Vou marcar de preto as referências cruzadas com as outras escrituras abaixo e vou colocar algumas observações para entendermos a união dessas escrituras com "Mosias 3:19"

"Gálatas 5: 16-17

Digo, porém: Andai no Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 

 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Observação 1: Em Mosias fala sobre “ceder ao influxo do santo espírito”; homem natural é inimigo de Deus; e queda de Adão.” e enquanto Gálatas diz:” Andai no Espírito”; concupiscência da carne; estes opõem-se um ao outro”.

Somos convidados a sempre andar com espírito santo, seguir seus conselhos e ceder a sua influência em nossa vida. Já temos a companhia do espírito santo ao sermos batizados e confirmados membros da igreja por alguém que tenha a autoridade do sacerdócio, mas precisamos aprender que só a companhia não pode converter-nos ao evangelho, precisamos seguir sua influência diariamente e aplicar o que ouvimos em nossa vida. Andar com espírito santo não é apenas tê-lo, mas sim dar ouvidos a sua voz.

Por causa da queda de Adão, somos sujeitos a pecar, sujeitos a querer as coisas da carne. O espírito é o oposto da nossa natureza decaída. Ele é o terceiro membro da Trindade, o santo espírito. Por ser santo, foi designado pelo próprio Deus, para fazer o trabalho, de ajudar-nos nesse processo de santificação e purificação nesse terra.

"Alma 22:13-14"

E Aarão explicou-lhe as escrituras, desde a criação de Adão, expondo-lhe a queda do homem e seu estado carnal; e também o plano de redenção que havia sido preparado desde a fundação do mundo, por meio de Cristo, para todos os que acreditassem em seu nome.  

E tendo o homem caído, por si mesmo nada podia merecer; mas os sofrimentos e a morte de Cristo expia seus pecados por meio da fé e do arrependimento e assim por diante; e ele rompe as ligaduras da morte, para que a sepultura não seja vitoriosa e para que o aguilhão da morte seja consumido na esperança de glória; e Aarão explicou todas essas coisas ao rei.

Observação 2: Assim como já comentamos, a escrita em Mosias fala da queda de Adão, em Alma também. Mas o que eu gostaria de comentar é quando a escritura de Mosias interliga-se com a de Alma ao falar de Jesus Cristo e sua expiação e seu poder de tornar-nos santos.

Somente por meio de Jesus Cristo que podemos mudar nossa natureza e nos tornar como Ele é. Por Jesus Cristo ter feito a expiação, pagando pelos pecados de toda a humanidade, tendo passado pelas dores, angústias, sofrimentos de toda espécie. Ele, e somente Ele é capaz, se deixamos, de nos transformar em pessoas melhores, em seres divinos.

"Éter 12:27" 

E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.

Observação 3: Não é possível mudança sem querer mudar. Para mudar, necessitamos mostrar nossas fraquezas. Você pode pensar:” Mas Jesus Cristo sabe tudo de mim”. Ele sabe, mas Ele vai testar nossa fé e honestidade, ao mostrarmos nossas fraquezas estamos dizendo ao senhor que precisamos Dele e confiamos em seu poder. Assim Ele poderá efetuar a mudança em nós através de seu espírito. Nos pontos que parecem fracos aos nossos olhos, o Senhor pode torná-los fortes.

"Doutrina e convênios 11: 12"

E agora, em verdade, em verdade eu te digo: Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem — sim, a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão; e esse é o meu Espírito. 13 Em verdade, em verdade eu te digo: Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á a alma de alegria;

Observação 4: Uma coisa bem parecida entre Mosias 3:19 e Doutrina e convênios 11:12 é que ao confiarmos em Deus e deixamos que Ele nos mude, começamos a desenvolver os atributos de Jesus Cristo. Tudo que é bom vem de Deus. Creio eu que já ouvimos as frases:  "Tudo que eu tenho de bom veio da minha mãe". Dessa forma também aplica-se a nós, em relação ao que estamos nos tornando. 

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais seremos parecidos, mesmo que bem pouco, com Ele. Precisamos deixar seu espírito agir em nossa vida e deixar ocorrer a mudança em nossos corações e assim nosso comportamento mudará também. Nossa mente será iluminada e sentiremos a mais pura alegria que vem por meio de Jesus Cristo e de viver seu evangelho.

Ah, não podemos esquecer da citação do Élder David A. Bednar! Todos temos o homem (mulher) natural dentro de nós, nosso lado decaído por causa da queda de Adão e Eva, mas também temos nosso lado celestial dentro de nós. Que nunca possamos deixar de confiar em nosso médico, nosso capiteireio, nosso Salvador Jesus Cristo.

Aprendeu a fazer referências cruzadas?

Se Sim! Então comece a fazer isso hoje. Tesouros de conhecimento estão esperando por você. Em nome de Jesus Cristo Amém.


          


Olá sou Andreza França, Sou Esposa de um Homem Maravilhoso, Sou Membro da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias e servi como Missionária de serviços Familiares da Igreja, Estudiosa do evangelho e Professora do Seminário, atualmente também Sirvo como Missionária de serviço de Seminário e Instituto!

Servi missão de Tempo integral de ensino em "Teresina" no - PI. Sou fundadora juntamente com meu esposo Cláudio França do Deseret Connect.


Você já ouviu Falar do PRD e como o Programa pode te ajudar?

Uma carta de um missionária retornada, para uma futura Missionária

Gratidão precede Sião

Construindo Barcos e superando Tempestades Espirituais em sua vida!

Ganhando ou perdendo Luz? Correlação das escrituras e o Dom do Espírito Santo

Como defender a verdade nos tempos atuais e não julgar o seu Próximo?

Conheça nossas redes Sociais



Comentários

  1. Obrigado por compartilhar esse texto inspirador sobre como aprofundar nosso entendimento no evangelho por meio das referências cruzadas nas escrituras. É realmente fascinante como podemos conectar diferentes passagens e ensinamentos para obter uma compreensão mais completa e significativa das verdades eternas.
    Explorar as escrituras é como embarcar em uma aventura, descobrindo novas perspectivas e conhecimentos que podem nos ajudar em nossa jornada espiritual. Assim como explorar novos lugares nos enriquece com experiências e memórias, explorar as escrituras nos enriquece com sabedoria e entendimento espiritual.
    As referências cruzadas nos permitem fazer conexões entre diferentes passagens das escrituras, revelando verdades mais profundas e fortalecendo nossa compreensão do evangelho. É como juntar peças de um quebra-cabeça, onde cada passagem contribui para a imagem maior e nos ajuda a aplicar esses ensinamentos em nossa vida diária.
    Ao fazer referências cruzadas, podemos descobrir temas comuns, princípios interligados e ampliar nossa compreensão de conceitos-chave. Isso nos ajuda a ver a consistência e a harmonia das escrituras, fortalecendo nossa fé e testemunho.
    Além disso, ao explorar as escrituras com referências cruzadas, podemos encontrar respostas para nossas perguntas, obter orientação e inspiração pessoal. É uma maneira poderosa de nos aproximar de Deus e receber revelação pessoal por meio do Espírito Santo.
    Agradeço por compartilhar essas valiosas insights sobre o uso das referências cruzadas nas escrituras. Com certeza, essa prática nos ajudará a aprofundar nosso entendimento no evangelho e a aplicá-lo em nossas vidas diárias. Que possamos continuar buscando conhecimento e sabedoria nas escrituras e permitir que elas nos guiem em nossa jornada espiritual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas