Sou desempregado e não estudo, poderia eu ter um chamado?
Escrito e enviado Por Andreza França- Deseret Connect Speeches.
Uma certa vez em uma aula, falaram a seguinte frase : "O Senhor sempre vai chamar pessoas ocupadas, que trabalhem e estudem, nunca um vagabundo para servir na sua obra”.
Vamos entender essa palavra usada e seu significado - O vagabundo
É o que age sem seriedade ou com desonestidade; malandro, canalha, biltre. O Senhor realmente não chamaria alguém assim para servir na sua obra. Mas tem duas outras palavras usadas na sua frase que dá a entender que vagabundo quer dizer pessoas que não estudem e trabalhem.
Será que o Senhor me chamaria para um chamado eu estando sem estudar e desempregado?
O Pai Celestial tem um trabalho importante para fazermos. Quando lemos Suas palavras e as palavras de Seus servos escolhidos, conseguimos saber com confiança o que Ele quer que façamos. Sabemos que o Senhor vai preparar um caminho para realizarmos as coisas que Ele nos pede que façamos (ver 1 Néfi 3:7)
O Senhor não chama os capacitados e sim capacita quem chama. Se não fosse assim, só teríamos doutores, advogados, professores e entre outros profissionais formados servindo em chamados na Igreja. Foi apenas um jovem de 19 anos que serviu uma missão que me encontrou na rua chorando e disse que tinha uma mensagem para mim. Ele era formado?
Não. Como sou grata por esse jovem ter decidido servir uma missão e o Senhor o qualificar. No dia 5 de outubro de 2002, o Élder D. Rex Gerratt foi apoiado como membro do Segundo Quórum dos Setenta. “Nunca fui chamado para um cargo que me sentisse capacitado a desempenhar, mas sei que o Senhor prepara e ajuda as pessoas a quem chama”, diz o Élder Gerratt, que é um agropecuarista de Idaho. “Aceitei todos os chamados que recebi e pedi ao Pai Celestial que me ajudasse a ser um instrumento útil em Suas mãos.” (Liahona de Novembro de 2002).
Um homem simples que não se sentia capacitado para os chamados que recebeu, mas quando foi chamado aceitou e se qualificou. Joseph Smith quando viu a Deus e Jesus Cristo tinha apenas 14 anos, um jovem simples do campo. Quando ficou um pouco mais velho foi chamado como profeta da restauração. (Joseph Smith-história).
Moisés não conseguia falar bem, as escrituras relatam: “Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar.”( Êxodo 4:10-12)
Ele foi um grande profeta de Deus, abriu o mar, libertou o povo de Israel e ainda liderou opovo durante 40 anos, mesmo o povo sendo desobediente. Ao aceitarmos chamados nossa vida muda, se realmente buscamos aprender com aquela oportunidade nossa mente se abrirá e entenderemos o que precisamos melhorar, assim nos qualificarmos para chamados que nos foram designados na pré-existência.
“Deus não o vê apenas como um ser mortal, em um pequeno planeta, que vive pouco tempo — Ele vê você como filho Seu. Ele vê você como o ser que você é capaz de se tornar e que foi designado a se tornar. Ele quer que você saiba que você é importante para Ele”. ( Dieter F. Uchtdorf, Liahona outubro de 2011).
O Senhor não chama os fortes para sua obra e sim osfracos:
“Portanto eu, o Senhor, conhecendo as calamidades que adviriam aos habitantes da Terra, chamei meu servo Joseph Smith Júnior e falei-lhe do céu e dei-lhe mandamentos;
As coisas fracas do mundo virão e abaterão as poderosas e fortes (…) Que todo homem (…) fale em nome de Deus, o Senhor, sim, o Salvador do mundo;
Para que a fé também aumente na Terra; Para que o meu eterno convênio seja estabelecido;
Para que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes.
Eis que eu sou Deus e disse-o; estes mandamentos são meus e foram dados a meus servos em sua fraqueza, conforme a sua maneira de falar, para que alcançassem entendimento” (D&C 1:17, 19–24).
“Sou profundamente grata por essas escrituras, que explicam que o Senhor usará as coisas fracas do mundo”. Cada membro é responsável por aceitar o chamado para servir.
O Presidente J. Reuben Clark Jr. ensinou: “Na obra do Senhor, não importa onde servimos, mas como servimos. Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ocupamos o cargo para o qual fomos devidamente chamados, algo que não buscamos nem recusamos” (Conference Report, abril de 1951, p. 154).
“A Igreja não tem clero profissional. As pessoas chamadas para as posições de liderança em todo o mundo são oriundas da congregação.Não temos seminários para a formação de líderes profissionais.”
“Tudo o que é feito na Igreja — liderar, ensinar, chamar, ordenar, orar, cantar, preparar o sacramento, aconselhar e tudo o mais — é feito por membros comuns, pelas “coisas fracas do mundo”. (Presidente Boyd K. Packer, outubro de 2007)
Em 14 anos de membro da igreja nunca fiquei sem chamado, apesar de ficar desempregada ou sem estudar. O Senhor vê nosso coração, não nosso estado social ou nosso cargo em uma empresa. Sou grata por ser membro de uma igreja viva e verdadeira e por termos as escrituras em nossas mãos para estudar e aprender o evangelho. Em nome de Jesus Cristo, amém.
Olá sou Andreza França, Sou Esposa de um Homem Maravilhoso, Sou Membro da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias e servi como Missionária de serviços Familiares da Igreja, Estudiosa do evangelho e Professora do Seminário, atualmente também Sirvo como Missionária de serviço de Seminário e Instituto!
Servi missão de Tempo integral de ensino em "Teresina" no - PI. Sou fundadora juntamente com meu esposo Cláudio França do Deseret Connect.
Uma gloriosa oportunidade de crescimento
Um por um - Grande modelo de servi ao Próximo
Voce ja ouviu falar do PRD e como o programa pode te ajudar?
Comentários
Postar um comentário